segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

EUROPA GELADA

Frio traz novos visuais a paisagens europeias

Felipe Mortara


No meio dos transtornos causados pela onda de frio que assola a Europa, alguns pontos turísticos ganharam novo tom com a neve e os reflexos do sol. Na semana passada  cenários clássicos ganharam uma nova perspectiva invernal, o que não os deixa menos atraente para os turistas.
Foto: Michael Dalder/Reuters
 A 1.898 metro de altura está a igreja de Wendelstein. a  mais alta da Alemanha. Em janeiro ela ficou coberta de neve, assim como sua escadaria. As temperaturas passaram dos 14 graus Celsius negativos. Mas o visual continua deslumbrante.

                                                            Foto: Stringer/Reuters
 Até os tradicionais gondoleiros de Veneza tiveram de mudar o figurino. Em vez da camisa listrada com chapéu, jaqueta com gorro. Mesmo sob chuva, a paisagem continua encantadora. E a filmadora na mão do turista está aí para comprovar.

 
Foto: Murad Sezer/Reuters
Menino passa diante de miniatura da Mesquita Azul, no parque Miniaturk coberto de neve. Mas a ponte sobre o Estreito de Bósforo, ao fundo, é a real. O parque é o primeiro dedicado a reproduzir monumentos do país e reúnes mais de 120 réplicas em escala.

 
Foto: François Lenoir/Reuters
 O mais famoso ponto turístico da Bélgica, o Manequinho de Bruxelas,  teve seu eterno fluxo de ‘urina’ desligado. Por conta do frio, que chegou a marcas negativas, a água congelou e muitos turistas que visitaram a pequenina estátua na semana passada, tiveram de imaginar o jato d’água.