sexta-feira, 1 de julho de 2011

OPINIÃO EM FOCO.

Por Vinícius Canisso.

Quero manifestar a minha opinião sobre algumas coisas que venho vendo... primeiramente, quero manifestar a gratidão que sinto no meu coração pelo carinho e reconhecimento (muitas vezes por um longo tempo silencioso mas que é manifestado num gesto, sorriso ou palavra) das pessoas que encontro com o meu trabalho. eu realmente me sinto reabastecido quando isso acontece.

Gostaria de manifestar a minha frustração com relação a postura do Governador do Estado do Rio Sérgio Cabral com relação aos Bombeiros manifestantes. Num país onde temos tantos problemas e desigualdades, historicamente agravadas pela inércia da população que não compreende até onde vai a sua participação no processo democrático do país e subestima a sua própria relevância para interferir no andamento da coisa pública, é inadimissível uma postura ditatorial e inflexível por parte do Governador em pleno 2011, ele que foi eleito pelo povo. Não havia a nescessidade de se chegar a esse ponto. Uma manifestação inicialmente pacífica, porém minimizada arbitrariamente pelo governo e por parte da grande mídia que não esteve acompanhando o fato noticiando-o de forma transparente.

Num Estado bilionário que é o segunda maior arrecadação do Brasil, que é um país rico, ajustar 5,58% o salário dos bombeiros depois de uma histórica manifestação que chegou aos olhos do mundo todo, gerando inclusive, manifestações internacionais de bombeiros "firefighters" e da opinião pública.

Agora vemos uma situação onde o militar manifestante luta por uma anistia que tira-lhe o foco do próprio manifesto: rajuste salarial e melhores condições de trabalho. Mas o que podemos esperar de um país que ainda se resguarda ao direito de manter em sigilo informações sobre o período da Ditadura, onde matou-se desenfreadamente milhares de presos políticos subversivos ao regime opressor que vigorou no Brasil? Ou que promoveu uma abolição da escravatura onde o rumo inevitável nos levaria ao caos social, haja vista a completa falta de planejamento ou comprometimento com milhões de homens e mulheres filhos da associação entre África e Brasil? O nosso país, é fruto da sua história e o nosso povo está dormindo e sonhando o sonho dos anestesiados embalados pelos ardilosos alienantes que diariamente o embassa a visão com sequências intermináveis de capítulos e mais capítulos de insultantes valores e conceitos apregoados pelas telenovelas.

A TV que o brasileiro tanto ama, o afasta do livro, que o libertaria dos grilhões invisíveis, porém poderosos que são verdadeiros entraves ao adiantar de nosso processo de construção de um sistema social menos incoerente e caótico, onde as diferenças entre todas as coisas se medem por distâncias abissais.
E essa conversa ainda vai muito mais longe...

Obrigado por ler o meu blog e compartilhar as suas idéias com as minhas.

Nenhum comentário: