sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Movimento Se Toca: onda rosa atinge mais cidades em 2013

No dia primeiro de outubro, próxima terça-feira, tem início o mês de conscientização para prevenção ao câncer de mama em todo o mundo. Em Cabo Frio, desde 2010, o Movimento Se Toca dissemina esta ideia no município. Neste ano de 2013, a boa notícia é que o Movimento ganhou novos adeptos. São cidades que viram na Campanha uma forma de alertar as mulheres, mas também toda a família, sobre prevenção, diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer que mais faz vítimas no Brasil.
Engrossam a lista de cidades que aderiram ao Movimento Se Toca, além da sede Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba Grande, todas na Região dos Lagos, Nova Friburgo, na Região Serrana, e Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea. Também divulgará a marca Se Toca a cidade de Itaguaí.
Os acordos com as cidades foram firmados com os prefeitos. Cláudio Chumbinho (São Pedro da Aldeia) e André Granado (Búzios) foram os que fecharam a parceria ainda este ano. Ontem, dia 27 de setembro, o município de Casimiro de Abreu se uniu ao grupo em reunião realizada entre a equipe do Movimento Se Toca, o Secretário de Saúde do município, Armando Nijf, o presidente da Onco Solidária (organização que atende mulheres portadoras), Jadir Pereira, e a Secretaria Executiva da OSCIP, Daniella Vitoreti. A equipe também foi recebida, em Campos, pela prefeita Rosinha Garotinho. O Projeto foi muito bem recebido por toda a equipe da prefeita que prometeu a adesão do município no ano de 2014.
O Movimento Se Toca terá início no dia primeiro de outubro com a iluminação de monumentos e prédios em todas as cidades envolvidas. No dia 9 de outubro será realizado, no Tamoyo Esporte Clube, em Cabo Frio, o lançamento oficial da Campanha 2013, a partir das 20h. O coquetel oficial também apresentará novos parceiros da Campanha, entre eles a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), considerada a maior instituição de pessoas com deficiência do Brasil e que terá a sede iluminada durante todo o mês de outubro, além de realizar ações de conscientização e palestras elucidativas. Representantes da ANDEF farão, no dia,  uma apresentação com cadeirantes bailarinos. A coreografia é assinada por Carlinhos de Jesus. 
“Nossa Casa, Nossa Causa” - Para este ano de 2013, a Campanha Se Toca tem como principal mote o fortalecimento das Associações das Amigas da Mama, ou entidades relacionadas, nos municípios. Para Cabo Frio, o slogan “Nossa Casa, Nossa Causa” foi a forma escolhida para angariar doações à associação local que funciona há dois anos em casa alugada. A ideia é conquistar a casa própria para a Amigas da Mama que há 12 anos apoia as portadoras de câncer de mama em toda a Região dos Lagos e seus respectivos familiares.

Foto: Movimento Se Toca em reunião com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, e o vereador do município, Adalberto Amaral

Nenhum comentário: