quinta-feira, 30 de junho de 2011

Em noite inspirada de Ronaldinho, Fla vence América-MG por 3 a 2





*redação srzd

Com boa atuação de Ronaldinho Gaúcho, Willians, Thiago Neves e Bottinelli, o Flamengo venceu de virada o América-MG, por 3 a 2, na noite desta quarta-feira na Arena do Jacaré, partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Ao marcar dois gols no jogo, R10 tornou-se o artilheiro isolado da competição. O clube carioca está em quinto lugar, com treze pontos. O América-MG ocupa a 17ª posição, com cinco pontos.

Léo Moura surpreende e faz partida ruim

O primeiro lance mais efetivo da partida ocorreu no quinto minuto de bola rolando: Ronaldinho Gaúcho fez uma boa levantada de bola para Junior César finalizar de primeira, mas passou fora. A partir daí, o Flamengo passou a buscar ofensividade abrindo o jogo, mas o América-MG marcava presença na defesa e aproveitava para realizar seus contra-ataques, com tentativas de lançamento para o experiente Fábio Júnior. Os dois times erravam passes.

Aos 9 minutos, Gabriel fez falta em Ronaldinho Gaúcho. Vanderlei Luxemburgo esboçou um sorriso com a chance na bola parada. E R10 abriu o placar, cobrando na gaveta e aproveitando o pouco reflexo do goleiro Flávio. O gol do questionado meia-atacante foi aplaudido por todo o banco de reservas do Fla, numa demonstração de apoio. O clube da Gávea passou a apresentar mais posse de bola.

O meia-atacante ainda demonstrava que sim, está com disposição de jogar bonito: aos 17, ele recebeu no meio de três marcadores, se livrou de todos e só foi parado com falta na sequência. Willians também se destacava: até os 35 minutos, executou quatro roubadas de bola. Léo Moura, estranhamente, não estava em seu melhor dia e errava passes e jogadas. O time comandado por Mauro Fernandes tentava sair jogando, mas também falhava nos passes. Somente aos 31, Fábio Júnior recebeu após tabela próxima a área mas a bola subiu demais.

O primeiro tempo se encaminhava para o final sem maiores emoções quando o América-MG alcançou o empate. Descrição do 37º minuto: em cobrança de falta na intermediária, Wellinton (sim, o zagueiro do Flamengo) cabeceou sem querer para trás, acertando o travessão. Alessandro aproveitou o rebote e estufou as redes sem chance para o surpreendido Felipe.

O time rubro-negro ficou paralisado, a ponto de cometer barbaridades no ataque. Aos 40 minutos, R10 realizou bela jogada na esquerda e rolou com precisão para Luiz Antônio, que bisonhamente isolou a bola. O alviverde mineiro aproveitou a desarticulação do adversário para virar o marcador em um lance de bola parada aos 45 minutos: Amaral cobrou bem, Anderson se antecipou e desviou de cabeça. O primeiro tempo terminou com ambas as equipes reclamando da arbitragem.

Foto web

Aplausos para R10 no fim

Na volta do intervalo, Luxa sacou Luiz Antônio para a entrada de Negueba. As duas equipes começaram o segundo tempo com uma disposição de "tudo ou nada". Aos 6 minutos, Ronaldinho Gaúcho fez uma arrancada e pedalou para se livrar do marcador, mas a finalização não foi boa.

Aos 10 minutos, o até então pouco acionado Deivid marcou o gol de empate do rubro-negro carioca. O atacante recebeu passe após finta de Thiago Neves, fez o giro e chutou cruzado. Amaral era o destaque do América-MG, que tentava pressionar. Léo Moura, em uma situação rara, era vaiado pela torcida flamenguista presente na Arena do Jacaré por sua inatividade.

Willians continuava arisco com seus desarmes e tentativas de contra-ataque, a ponto de receber uma entrada feia de Leandro Ferreira. O volante do time mineiro foi expulso. O técnico do Flamengo percebeu que Willians, que já tinha cartão amarelo, estava sendo visado pelo árbitro e decidiu substituí-lo pelo argentino Bottinelli. Os torcedores rubro-negros não entenderam e chamaram Luxemburgo pelo nome do animal que simboliza a falta de inteligência.

O número de passes errados até 33 minutos era elevado: 61, de ambas as equipes. O clube carioca dificultava a saída de bola do Coelho. Aos 36 minutos, uma boa chance de virada do Flamengo: Bottinelli chutou pela direita após passe de R10. Flávio, se redimindo da falha no gol de Ronaldinho na etapa inicial, espalmou para fora.

Dois minutos depois, uma nova jogada entre o argentino e R10 foi premiada com mais uma virada no placar, desta vez a favor do time da Gávea: o meia-atacante recebeu livre e marcou sem chance para o goleiro do América-MG, para se tornar o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro (com cinco gols). No apito final, um alívio para quem passou dias com a eficiência posta em dúvida: Ronaldinho Gaúcho foi aplaudido, junto com os outros jogadores do Flamengo.

Ficha técnica

América-MG 2 X 3 Flamengo

Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)

Data: 29/06/2011

Árbitro: Wagner Reway (MT)

Auxiliares: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT)

Gols: Ronaldinho Gaúcho, aos 10 minutos do primeiro tempo, Alessandro, 37 minutos do primeiro tempo e Anderson, aos 45 minutos. Deivid, aos 10 minutos do segundo tempo e Ronaldinho Gaúcho, aos 39 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Amaral, Alessandro e Leandro Ferreira (América-MG). Willians, Ronaldinho Gaúcho, Junior Cesar e Bottinelli (Flamengo).

Cartão vermelho: Leandro Ferreira.

América-MG: Flávio, Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gilson; Dudu, Leandro Ferreira, Amaral (Kempes) e Rodriguinho (Fabrício); Alessandro e Fábio Júnior (Willian Rocha). Técnico: Mauro Fernandes.

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians (Bottinelli), Luiz Antonio (Negueba), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Diego Maurício). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário: