quarta-feira, 29 de junho de 2011

ENTREVISTA EM FOCO ESPECIAL COM PEPEU CAPOEIRA BRASILEIRO DE ORIGEM HUMILDE NA PERIFERIA DE SP QUE GANHOU O MUNDO COM A ARTE BRASILEIRA (EMOCIONANTE)

EM FOCO: Em primeiro lugar eu preciso que conte aos leitores um pouco mais sobre você... sobre de onde vem, quantos irmãos têm e como foi sua educação.



PEPEU CAPOEIRA: Meu nome Carlos Alberto de Oliveira conhecido no mundo artistico e na capoeira como Mestrando Pepeu Capoeira, venho de uma família muito humilde da zona leste periferia de São Paulo Brasil, tenho duas irmãs e dois imãos, os nomes dos meus pais são: Sabino Julião de Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira. Minha e ducaçao devo muito a meus pais e a capoeira.
Na escola eu nao aprendi um terço do que aprendi no mundo la fora, mais agrdeço muito a escola também.
Iniciei na capoeira a 6 anos de idade e agora me encontro com 29 anos de idade. São 23 anos de pratica sem nunca ter parado de treinar. Resumindo minha vida é a capoeira...


EM FOCO: Como e quando foi que começou a conhecer o mundo?


PEPEU CAPOEIRA: Como eu falei venho de uma familia humilde e meu parssaporte para outros pais nao foi grana e sim meu talento que Deus e a Capoeira me deram. Comecei a viajar há 10 anos atrás, conhecendo o Brasil fazendo shows e participando de seminários, programas de tv, festivais e campionatos de capoeira. Foi aí que começaram a aparacer as oportunidade de conhecer outros paises como Noruega (oslo), França, Suíça Holanda (amisterdan), Egito, Grécia, Turquia, Russia, Israel, além de muitos outros também.


         










EM FOCO: No que essa grande experiência internacional mudou sua vida Pepeu?
 
PEPEU CAPOEIRA: Mudou muito meu conceito perante o Brasil, aprendi a valorizar muitas coisas que não valorizava antes, e pode acreditar, me refiro às coisas mais simples do cotidiano. O brasileiro é muito quente, muito acolherdor e a presença da familia é muito importande também, mas pecamos em um ponto fundamental que é a não valorização da nossa própria cultura. Quando estou no palco ou na tv ou em uma roda de capoeira aqui fora, você tem que ver o olhar dos gringos de satisfação em ver nossa cultura, pois é isto que falta no brasileiro, no governo, nos falorizar mais em recurso humano também . 
 EM FOCO: Fale um pouco das impressões que ficaram na sua lembrança dos lugares e das pessoas que conheceu...

 PEPEU CAPOEIRA: Muitas vezes me via só, sem as pessoas que amo, ficava em depressão, pois estar ou viver em um país que não é o seu de origem, não falar a mesma língua, não ter a mesma mentalidade... não é facil. Mas no final de cada temporada era e é muito gratificante, pois você aprende a lidar com situações que você nunca paussou em sua vida. Agradeço muito a DEUS por me dar estas oportunidades de vida e aprendizados de conhecer lugares maravilhosos e cheios de mistérios...
                                     EM FOCO: Como é viver sendo brasileiro na Rússia?

 PEPEU CAPOEIRA: Hoje a Rússia está com uma mentalidade bem melhor, pois está abrindo as portas para outros paises e outras culturas, mais agumas vezes, nós brasileiros nos deparamos com preconceito racial, mais infelizmente isto também tem no Brasil. Não é fácil, pois não estamos acustumados com o frio que faz aqui, mas posso dizer que nossa cultura está sendo bem aceita aqui e muito bem representada.
    EM FOCO: Fale um pouco sobre o seu trabalho fora do Brasil.



PEPEU CAPOEIRA: Trabalho em um restaurante brasileiro num show de brasileiros com samba, forró, capoeira, maculelê e outras danças culturais barsileiras e workshop e aulas... E com todo meio de comunicaçao da Rússia.
 EM FOCO: Como as mulheres reagem aos brasileiros?



PEPEU CAPOEIRA: No meu ponto de vista, as mulheres russas têm uma simpatia muito grande pelos brasileiros, mais não posso dizer o mesmo dos homens russos kkkkkk!!!! (risos)
EM FOCO: O que é a Capoeira na sua vida Pepeu?



PEPEU CAPOEIRA: Capoeira é toda minha estrutura, minha bagagem e minha filosofia de vida. E como diz Mestre Pastinha: “Capoeira é tudo que a boca come...”
EM FOCO: Como e onde você se imagina daqui há dez anos?


PEPEU CAPOEIRA: Um senhor em forma, sorridente e cheio de histórias para contar kkkkk! (risos)

FIM
Contado para trabalhos pepeucapoeirashow_@hotmail.com

 
NOTA DO CANISSO: Quando eu conheci o Pepeu Capoeira, ele estava treinando com um brother (o Bikudo) e me pediram uma informação simples, eu então os ofereci carona e com o desenrolar da conversa vi que não se tratavam de capoeiristas apenas, o que não faria a menor diferença pra mim, mas a identificação foi tão natural que acabamos na minha casa jantando a comida da minha mãe... eis que os meninos falaram da adimiração deles por alguém oferecer-lhes carona e abrir as portas de sua casa com tamanha tranquilidade. De certo não sabiam de quem eu me tratava, da ligação que realmente tinha e tenho com a Capoeira e a filosofia da cultura que salvou os meus (os nossos) antepassados da entrega total ao regime mais sangento que o nosso país já viu. Porém, apenas alguns instantes de conversa em minha casa na presença de minha família, me fizeram agradecer a Deus e a toda a proteção que nos é dada quando abrimos nosso coração para o nosso próximo, não importa quem ele seja. Hoje eu afirmo e faço questão de que entendam à partir dessa entrevista, que sou um fã incorrigível do trabalho desses meninos... desses brasileiros... destes capoeiras que me fazem respirar profundamente e reafirmar o orgulho que tenho de ser quem eu sou, descender de quem descendo e acima de tudo, acreditar nas convicções que me foram passadas pelos meus pais, e avós, familiares, amigos e professores!

ENTREVISTA, CORREÇÃO DE TEXTO E EDIÇÃO DE IMAGENS
VINÍCIUS CANISSO (CAPOEIRA DISCÍPULO DE MESTRE EUGÊNIO)


 

4 comentários:

Octavio Perelló disse...

Bacana, heim meu amigo!

Vini Canisso disse...

Oh Octávio... muito obrigado meu amigo... você sempre observando o blog.. e deixando suas observações... obrigado, mas e história desse menino é mesmo impressionante!

Vini Canisso disse...

gostaria de me desculpar com os meus leitores pela diagramação da matéria com a entrevista do Pepeu Capoeira... confesso que esbarrei na impossibilidade de diagramar com detalhes complexos no blogger... o que está aí, é ( e eu afirmo isso um tanto estressado ) o resultado do máximo ao meu alcance para apresentar um trabalho correspondente a importancia de visibilizar o trabalho deste artista para o EM FOCO.

obrigado.

Pepeu capoeira Familia Ginga e Raça disse...

Queria agradecer o carinho do Vinicius pois e uma cara que tem um estrela tendo de seu peito , obrigado pela materia pois e muito bom as fez porder no expleçar , queria manda uma grande axeeeee para todos da familia ginga e raça que esta ai com um belo trabalho no Brasil axeeeeeeeee